Quem veio primeiro: a prática ou a teoria?

 

Quando Eupalinos conduziu a construção, em 530 a .C., em Samos, de um túnel para garantir o abastecimento de água da cidade, ligando as fontes que ficavam do outro lado do monte Castro, solucionando o problema de acesso dos habitantes da cidade: que teoria matemática estava presente na solução que ele apresentou?
Quando Eupalinos propôs que se iniciasse a obra em duas frentes, cavando simultaneamente nas duas futuras extremidades do túnel de Samos, encontrando-se as duas turmas no meio do túnel, que teoria matemática deu suporte a essa idéia?

Quando, observando o ciclo lunar, Aristarco de Samos, no Século III a.C., em Alexandria, questionou-se sobre quem estaria mais próximo da Terra, o Sol ou a Lua, que conhecimentos ele usou para comparar essas distâncias da Terra a Lua e da Terra ao Sol?
Quando, da mesma forma, fascinado pela observação de um eclipse lunar, Aristarco acompanhou o trajeto da Lua atravessando o cone de sombra da Terra e retirou dessa observação informações com as quais relacionou as distâncias e os tamanhos do Sol e da Lua ao raio da Terra, de que conhecimentos ele se valeu?
Que teoria matemática dá suporte a estas ideias que buscam representar esses fatos da natureza?

A proposta dessa disciplina é repensar a prática pedagógica através da integração da modelagem como uma metodologia para o processo de ensino e aprendizagem de matemática a partir do estudo de diversos problemas no contexto da geometria e da trigonometria.
A cada módulo, pelo menos, um problema será estudado.
A idéia é explorar vários aspectos do problema, inclusive, uma possível resolução para ele.
Para isso, esse site oferecerá inúmeros caminhos.
Na lateral esquerda, que funciona como um mapa de referência, você encontrará os locais para onde esses caminhos levam.
Ao “repensarmos nossa prática a pedagógica”, a partir da resolução de problemas, estamos propondo uma reflexão acerca do modo como podemos utilizar os exercícios de matemática em nossas aulas: exercícios de aplicação? exercícios de reforço?
Existe outra possibilidade? Qual?

………..Vamos aos problemas?
………..Ou seria melhor dizer: vamos às soluções?

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